Seguidores

10 maio 2011

A PRÓXIMA DITADURA NA EUROPA

Paul Murphy,

Deputado ao Parlamento Europeu,

Partido Socialista (Socialist Party, CIT na Irlanda)

.

A proposta é uma tentativa de institucionalizar os cortes sociais, a privatização e a pressão para a redução dos salários.

Ao impor “a vigilância económica” e um sistema de multas gigantescas aos países que não cumprirem as metas de austeridade impostas pela Comissão Europeia, o plano é garantir que os governos não cedam sob a pressão dos movimentos de massa contra a austeridade.

Há três elementos principais destas propostas:

A primeira é que os orçamentos agora sejam apresentadas à Comissão Europeia e do Conselho para aprovação (“vigilância”) antes de qualquer debate nos parlamentos nacionais.

A razão para isso é clara – para que a Comissão e o Conselho assegurarem que os orçamentos implementem políticas neoliberais de cortes e austeridade e ao mesmo tempo defendam os interesses do grande capital.

Em segundo lugar, as propostas de reforçar o “Pacto de Estabilidade e Crescimento”, que limita a dívida pública dos países a 60% do PIB e os seus défices anuais a 3% do PIB.

As sanções devem ser introduzidas para os países que falhem essas metas, com os estados em não cumpram a ter que pagar 0,2% de seu PIB para uma conta sem juros, dinheiro esse que será perdido se não seguirem as orientações da Comissão. Esta multa pode ser aumentada até 0,5% do PIB (por exemplo, cerca de € 700 milhões para a Irlanda).

O elemento final é um procedimento para evitar “desequilíbrios macroeconómicos“. A Comissão irá criar uma série de parâmetros (ainda não anunciados) e um painel de austeridade será utilizado para medir o progresso de um dado país. Se um Estado não cumprir as metas, mais enormes multas podem ser impostas, que poderá incluir também a desregulamentação dos mercados de trabalho.

Estas propostas fazem parte de uma tentativa por parte dos grupos capitalistas europeus de resistir à tendência para a desintegração da zona do euro, desenvolvendo ataques coordenados no nível de vida através de uma política fiscal comum. Esta é também uma abordagem que tem sido exigida pelos grupos de pressão do grande capital na Europa, em especial a Mesa Redonda Europeia dos Industriais. Eles gostariam de ver um rebaixamento generalizado de salários e condições de trabalho em toda a Europa para maximizar seus lucros.

Essas tentativas estão condenadas ao fracasso por causa das diferenças que existem entre a classe capitalista e, fundamentalmente, por causa da resposta que irão enfrentar a partir da classe trabalhadora na Europa face às suas políticas de austeridade.

Assim como os patrões e seus governos estão a coordenar os seus ataques em toda a Europa, é vital que os trabalhadores unifiquem a sua resposta. Com a União Europeia e do FMI, sujeitando agora Portugal a condições semelhantes à Irlanda e à Grécia, devemos pressionar as direcções sindicais na Irlanda e em toda a Europa para uma acção comum, nomeadamente à escala europeia, uma acção colectiva contra os ataques às condições de vida e contra as propostas “governação económica” que visam tornar os ataques permanentes.




Photobucket

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails

Music